terça-feira, 8 de julho de 2008

Perguntas e Respostas - por Vera Simão

Noivinha antenada já ouviu falar da Vera Simão, uma espécie de fada madrinha das noivas de SP, que organiza todos os anos o CASAR, evento badaladérrimo que acontece na Daslú. Aqui vai uma série de perguntas frequentes das noivinhas, respondidas por Vera Simão: Meu casamento será em abril às 15:00 h, gostaria de saber se as madrinhas podem usar vestidos longos ou devem ser longuetes (na canela). Para este horário tantos as mães como as madrinhas devem optar por vestidos de comprimento longuete em tecidos leves. As cores suaves dão harmonia ao altar do casamento à tarde. Trabalhos discretos com rendas, pedras opacas e bordados com fitas dão o toque de charme nas roupas. Use chapéu apenas se a cerimônia for durante o dia. Quando eu chegar ao altar fico com o buquê na mão ou entrego a alguém? Quem? Quando a noiva chega ao altar, ela entrega o buquê a mãe ou o coloca em cima da mesa/altar. O buquê pode ser vermelho? A cor buquê fica a critério da noiva, deve ficar harmonioso com o vestido. Vale a pena trocar uma idéia com o estilista que fez o vestido e, se possível, fazer uma prova antes. Gostaria de fazer a cerimônia religiosa no mesmo local da festa, é deselegante? A cerimônia religiosa pode sim ser feita no mesmo local, hoje é muito comum além de facilitar a vida dos convidados. Há casais que optam por montar um pequeno altar e realizar a cerimônia religiosa um pouco mais cedo apenas para os familiares e amigos mais próximos. Se quiser seguir a tradição e casar-se com o local repleto de amigos, não há problema. Caso faça questão da benção religiosa, verifique se sua igreja permite realização de casamentos em outros locais. Quando o noivo usa meio fraque, pais e padrinhos precisam usar também? Se o casamento é mais tradicional os padrinhos também deverão usar meio fraque, ou um terno escuro. Ser elegante é acertar na escolha da roupa e se sentir bem com ela. Pretendo me casar em uma cerimônia simples só para os familiares. Como devo comunicar meu casamento aos amigos? Uma forma é enviar um cartão falando do casamento e informando o novo endereço e telefone. Somos evangélicos (eu, meu noivo, minha mãe e minha tia) e estou preocupadíssima, porque não poderei recepcioná-los ao som de músicas que não sejam cristãs e muito menos servir bebidas alcoólicas. Nossos amigos e demais familiares não são evangélicos, o que faço? Cada religião tem sua tradição, e deverá ser seguida. Com certeza seus amigos e familiares irão entender. Seja criativa, faça drinques maravilhosos sem álcool e já existe no mercado um vinho espumante também sem álcool. Gostaria de saber quantos docinhos são por pessoa. Normalmente as doceiras indicam de 4 a 5 doces por pessoa e 3 bem casados. Cara Vera, sou casada no civil, tenho três filhos- 6 e 3 anos (gêmeos), todos homens, e vou fazer a cerimônia religiosa do meu casamento. Posso colocar no convite os três convidando para o casamento dos seus pais? O que acha? Quanto a isso não existe uma regra, não vejo problema algum nessa escolha, ao contrário acho muito interessante. Estou ajudando uma amiga minha a organizar o casamento, qual é a ordem certa do cortejo? Tradicionalmente, pais e padrinhos entram pela lateral do altar. Há apenas o cortejo das damas e da noiva pela nave da igreja. Algumas famílias, porém, fazem questão do cortejo do noivo e dos padrinhos, nesse caso entram primeiro os padrinhos da noiva e do noivo, intercalados, depois a mãe da noiva com o pai do noivo. Em seguida a mãe do noivo com o noivo. No final, damas e noiva com o pai. Como agradecer os presentes de casamento? É de bom tom agradecer os presentes que se ganha de casamento. Você pode fazer isso com uma ligação, e-mail ou com os tradicionais cartõeszinhos com nome dos noivos e endereço e espaço para escrever uma mensagem à mão.l O ideal é que nesta mensagem você comente o presente que ganhou. Mensagens prontas para todos não é elegante. Boa Tarde Vera...Sou de Presidente Prudente e estou planejando o meu casamento com um ano de antecedência, já fechei os principais serviços como bufê, decoração, foto e filmagem. Lendo o seu livro, fiquei com uma dúvida em relação aos cumprimentos dos pais e padrinhos no altar, aqui em Prudente, tem-se o costume dos noivos se posicionarem no altar, após a cerimônia no local do genuflexório, e depois os casais de padrinhos saiem do seu local e vão cumprimentá-los, tiram a foto, e depois já saem esperando os noivos fora da igreja para uma chuva de arroz ou pétalas. Esta forma está errada, é feia? No casamento há todo um cerimonial, mas isso não é rígido. Se a família ou a região têm uma tradição vale seguir, sim. Meu noivo e eu estamos em fase de organização do casamento e estamos com dúvidas em relação à cerimônia do casamento. Como meu noivo e eu não temos uma religião (acreditamos em Deus, mas não freqüentamos nenhuma religião), gostaríamos de saber se cabe uma cerimônia no estilo "religioso" com padrinhos, entrada da noiva no local da festa, porém sendo realizada pelo Juíz (casamento civil). Sim, cabe o tipo de cerimônia que vocês preferirem, pois o dia do casamento é o dia de concretização do sonho dos noivos, no qual o ponto mais alto da cerimônia é a declaração de fidelidade e a troca de alianças. Portanto, siga a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário