terça-feira, 1 de julho de 2008

Tradições do casamento

O que não falta no casamento são tradições e mesmo quem opta por cerimônias mais modernas não escapa delas. Pensando nisso o melhor a fazer é conhecer e entender os significados desse lindo e milenar ritual.
Começando pelo altar - A noiva ao lado esquerdo do noivo é uma tradição que teve inicio na Idade Média. Acreditava-se que o homem poderia defender a noiva com o braço direito caso alguém quisesse roubá-la e ela deste lado também afastava o risco de infidelidade.
Aliança - Não é só mais uma jóia, ela tem um lindo significado vindo da tradição egípcia, que por seu formato redondo, sem pontas e sem fim foi a peça considerada perfeita para simbolizar o amor eterno. A escolha do dedo em que ela é utilizada faz parte da tradição grega, que acredita ter no dedo anelar da mão esquerda uma veia que é diretamente ligada ao coração.
Vestido de noiva - A roupa da noiva não poderia ficar de fora e o véu é um bom exemplo da contribuição que os árabes tiveram. Para eles o véu simbolizava a separação da vida de solteira para uma nova vida, a de casada.
Buquê - Os gregos também contribuíram para essa tradição. O buquê era tido como um amuleto, normalmente era confeccionado com alho e afastavam o “mal olhado”. Hoje muitas noivas fazem dois buquês, um que é abençoado pelo padre e dado para a mãe que oferece para sua santa de devoção e outro que será lançado para as solteiras. Reza a lenda que a solteira que pegá-lo será a próxima a se casar.
Carregar a noiva - Os orientais acreditavam que “gênios ruins” atacavam somente as mulheres e esperavam por elas na porta do quarto nupcial, desta forma carregar a noiva era uma forma de afastá-la do perigo de ter contato com qualquer coisa ruim.
A noiva usar uma peça azul, usar uma jóia de outra mulher bem-sucedida no relacionamento, congelar um pedaço do bolo de casamento para comer ano depois são outras pequenas tradições ligadas ao casamento. Acreditando ou não, são detalhes que fazem parte do grande evento, onde quase tudo é tradição. E mesmo que você se considere moderna para segui-las lembre-se que "ser noiva" é tradicional.
Créditos: ModaMundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário