quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fotografia de casamento - perguntas e respostas

Porque não contratar um “pacotão” de foto e vídeo?

Pelo mesmo motivo que não se contrata um buffet que faz decoração. Sou suspeita para falar, pois trabalho somente com fotos, mas acho difícil alguém ser bom em tudo. Ou você tem uma boa comida, ou tem habilidade com flores e cores. Ou você tem técnica e sensibilidade para a fotografia, ou para a filmagem. São produtos diferentes e o ‘pacotão’ serve somente para baratear custos, mas não costuma agregar qualidade. Acredito que o registro da festa é o que há de mais importante, é o que fica para o futuro, então não economizaria neste sentido. Na festa, várias coisas podem falhar sem comprometer o resultado final, mas se o fotógrafo não cobrir a hora do beijo, ou a entrada da noiva, essas cenas não acontecem de novo! O barato pode sair muito caro!

Qual o número ideal de fotógrafos para cobrir a cerimônia e a festa?

Eu fotografo sozinha, com um assistente, até 300 pessoas. Mais do que isso é impossível cobrir tudo. Acima de 450 pessoas é melhor contar com dois ou três fotógrafos: um apenas para os noivos. Se o casal ficar separado durante a festa, cada um com seus amigos, aí precisa de um fotógrafo pra cada um, e outro para cobrir a festa, circular com os pais e convidados.

Esses profissionais ficam até o fim da festa?

Alguns fotógrafos ficam só até a hora do buquê. Eu sou contra! Tenho que ficar até o final, pois é quando as cenas mais pitorescas acontecem, momentos íntimos. Relaxadas, as pessoas são muito ‘fotografáveis’.

Quero fazer um álbum diferente. Qual a novidade?

Os livros são o “must have” do momento! São modernos, leves, fáceis de levar para mostrar pra todo mundo. Eu também adoro! Mas ainda há muitas noivas que preferem o clássico álbum de fotos coladas em páginas de papel anti-ácido, com papel seda entre elas. Também é muito chique e lindo.

Quantas fotos, no mínimo, um álbum deve ter?

Depende do que os noivos querem: se querem colocar muitos convidados, ou somente a família... de 100 a 150 fotos já conseguimos contar uma historia bem bonita. Mas a seleção das fotos e a edição têm que ser criteriosas, porque um álbum ‘gigante’ ninguém tem paciência pra ver depois!

Porque os fotógrafos demoram tanto para entregar as provas das fotos e os álbuns?

Aí entra a tecnologia, que veio para ajudar, mas também atrapalha. Editar e tratar as fotos leva muito tempo dos fotógrafos. Na verdade, mais tempo que para fotografar o casamento! Quanto aos álbuns, os noivos costumam ser os culpados, pois levam muito tempo para escolher. O foto-livro, por ainda ser uma novidade, também demora para ser confeccionado, pois as gráficas ainda estão testando novos formatos, e os prazos de entrega ainda são grandes.

Porque não consigo revelar as fotos que vêm no cd de provas?

Isso depende da sua combinação anterior com o fotógrafo. Eu considero que as fotos são propriedade dos noivos, por isso dou um cd com as fotos em resolução suficiente para ampliação. O costume de não entregar o original para o cliente vem da época em que o fotógrafo era o proprietario dos negativos das fotos. Hoje, há a possibilidade de tanto o fotógrafo quanto o cliente terem a posse dos originais, e, na minha opinião, nao há porque prender o cliente com isso. Na verdade, pra mim, o que conta é o bom atendimento e o relacionamento que faço com meus clientes. Não penso em quantidade de ampliações que posso extrair de um casal, mas num relacionamento de longo termo com eles, onde vou fotografar o casamento, a gravidez, os aniversários, batizados, e outros eventos daquela família. Tem funcionado assim pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário