quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Momentos capturados com sensibilidade

Carol B usa seu talento para registrar casamentos em sofisticados fotolivros, tratados como obra de arte


Os fotolivros de Carol B são mais do que álbuns, são livros de arte que eternizam o grande dia.

O dia do casamento merece ser lembrado para sempre e de uma maneira especial. Por isso, as fotografias do grande dia são tão importantes quanto o vestido ou a festa, já que têm a missão de eternizar o acontecimento. Além dos tradicionais álbuns, existem opções como os fotolivros produzidos pela fotógrafa carioca Carol B, verdadeiros livros de arte que mostram todos os momentos dos noivos, desde a prova do vestido até o “sim” do casal.

Existem diversas opções de álbuns de casamento. As noivas mais tradicionais podem optar pelos sempre elegantes álbuns clássicos, com capa em pele, tecido ou couro, e fotografias coladas com charmosas cantoneiras; as mais modernas têm a opção dos álbuns digitais, gravados em CDs. Outra excelente alternativa são os fotolivros, encadernados como livros e que utilizam principalmente o fotojornalismo como estilo das fotos, uma maneira diferenciada de guardar os registros desse dia tão especial.

A fotógrafa Carol B é especializada em fotolivros, criados de acordo com a preferência de cada casal. O sofisticado produto tem seu layout criado exclusivamente para cada cliente, contando com material e impressão de altíssima qualidade. As fotos são impressas (off-set digital) diretamente em papel couché, e as páginas encadernadas como em um livro, diferentemente dos álbuns, em que as imagens impressas em papel fotográfico são coladas nas páginas. O trabalho da fotógrafa não termina após as seis horas de "cliques" durante as celebrações de casamento, já que ela dedica de 30 a 48 horas ao tratamento das imagens, que inclui “reenquadramento”, remoção de imperfeições e equilíbrio das cores. Para ela, o diferencial de seu trabalho está na sofisticação e no tratamento que dá à fotografia como arte, sempre com muito bom gosto.

Para os noivos que desejam registrar todos os instantes do casamento, também é possível fotografar o making of, desde as provas de doces e roupas, até os preparativos de noiva e noivo no dia do casamento. Momentos de maior relaxamento dos noivos, fotografias do noivado, do chá de panelas, e do chá bar, também podem fazer parte do fotolivro. Há a opção de imagens em cores, em preto e branco, ou em sépia.

O fotojornalismo é o estilo que Carol B segue para capturar os momentos. “Não planejo cenas ou forço as poses, e assim obtenho registros espontâneos”, diz a fotógrafa, que acredita na luz como elemento primordial para uma boa foto. Carol B utiliza pouca luz de flash, para capturar a atmosfera real da cerimônia e da festa.

A fotógrafa começou a trabalhar exclusivamente com fotografia em 2006, depois de ter se decepcionado com as fotos do seu próprio casamento. Além de fotografar noivas e eventos familiares, Carol B realiza books fotográficos de gestantes, casais e crianças, festas infantis e outros eventos. Colocando em prática o mesmo conceito dos “médicos de família”, ela pode ser considerada “fotógrafa de família”, que acompanha seus clientes desde dentro da barriga, passando por todas as fases comemorativas da vida dos mesmos.

Carol B estudou fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na Florida International University, nos Estados Unidos, e se aperfeiçoou tecnicamente em retratos de casamento no curso de Nellie Solitrenick, fotógrafa respeitada na área, e busca constantemente referências conceituais para aprimorar seu trabalho. Em 2000, a fotógrafa participou do livro “The Dawn of the Millenium”, que abordou a virada do milênio em todos os países do mundo. A foto de Carol B teve como tema o lixo gerado pelas festas de fim de ano no Brasil.

Álbuns tradicionais, digitais ou fotolivros. São muitas as alternativas para os noivos registrarem a celebração com muito bom gosto e sofisticação. Budistas, católicos, protestantes ou judeus, na cidade, na praia ou no campo, os casamentos são momentos únicos que devem ser eternizados e, para isso, nada melhor do que um trabalho profissional que deixe transparecer toda a emoção do grande dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário